O Honda City já é um sedã compacto, mas a marca japonesa possui um modelo de três volumes ainda menor, o Amaze. Ele foi criado para a Índia, onde existe um competitivo mercado de carros com até 4 metros de comprimento devido a tributação local.
O Honda Amaze ganhou uma nova geração, que trocou a plataforma de baixo custo do Brio e adotou a arquitetura mais sofisticada do City e do Fit. O porte é similar ao de um Chevrolet Classic, com 2,47 m de entre-eixos, 3,99 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,5 m de altura.
Esse segmento de sedãs com menos de 4 metros costuma ter modelos bem desengonçados. A Honda até que conseguiu boas proporções para o Amaze, apesar da traseira alta e curta. A frente lembra mais o SUV WR-V que a linha City.
Apesar do tamanho diminuto, o pacote de equipamentos segue o capricho que vemos no City nacional: pacote ADAS Honda Sensing com cruise control adaptativo, painel digital, ar-condicionado automático e carregador de smartphone por indução.
O Honda Amaze possui interior com tecido bege, uma preferência do mercado indiano. O porta-malas de 416 litros mostra a limitação desse tipo de carro.
O motor do Amaze é um quatro cilindros em linha 1.2 aspirado, da mesma família L que equipava o Fit nacional. Ele ainda utiliza comando simples e injeção multiponto, entregando 90 cv e 11,2 kgfm.
Esse sedã irá competir contra o Maruti Dzire, o Hyundai Aura e o Tata Tigor. Todos esses possuem menos de 4 m de comprimento para pagar menos impostos.