Renascer provou mais uma vez que é um convite ao sono. A novela até teve um capítulo pesado, dramático, na última segunda (15), com a morte do bebê de Sandra (Giullia Buscacio), mas se arrastou e adiou dois chamarizes: a primeira noite de amor de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com Aurora (Malu Mader) e o atentado contra Egídio (Vladimir Brichta).
A lentidão afasta ainda mais o público, que nos dias de hoje não gosta de perder tempo com histórias que não saem do lugar. O remake entrará na reta final provando que a Globo errou ao apostar nesta saga para o horário nobre.
As tramas rurais continuam atraentes. No Rancho Fundo é um belo exemplo disso. Só que não dá para viver do passado, de boas lembranças nem de amores perdidos.
É necessário que as releituras de clássicos da teledramaturgia saibam construir uma história que conecte a força do enredo com agilidade e ganchos que aprisionem o telespectador. Ver novela não é mais um hábito da família brasileira, como foi antigamente. O público precisa querer ver como a trama continua e como termina.
Renascer mirou no sucesso de Pantanal (2022), mas já é menos vista do que Terra e Paixão (2023). Até o sábado (13) passado, com 25 semanas de exibição, registrou 25,4 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A novela escrita por Walcyr Carrasco, que também enfrentou vários problemas, havia cravado 26 pontos no mesmo período.
O remake conseguiu mais audiência do que Travessia (2022) em 25 semanas (23,8 pontos), mas ainda está muito distante dos 29,4 pontos obtidos por Pantanal com o mesmo número de capítulos.
A audiência é um indicativo importante, assim como o faturamento --o remake, pelo menos, tem ido bem nesse aspecto. Porém, a falta de repercussão prova que a emissora criou um abismo para virar esse jogo no segundo semestre deste ano, com a estreia de Mania de Você em 9 de setembro.
A história de João Emanuel Carneiro pegará a faixa das 21h descendo a ladeira. Para piorar, os viúvos de Renascer não devem abraçar, em pleno luto, uma novela com estilo completamente diferente.
Essa ruptura entre uma novela que acaba e outra que começa sempre é complicada, mas ficará ainda mais difícil para Mania de Você agora abocanhar os fiéis do remake e também aqueles que abandonaram a rotina de assistir à novela das nove da Globo.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. O folhetim foi criado por Benedito Ruy Barbosa e exibido pela emissora em 1993.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas: