O programa CNH Social retorna em 2025, oferecendo a oportunidade de tirar a carteira de habilitação gratuitamente para cidadãos de baixa renda.
Priorizando pessoas com renda per capita familiar inferior a meio salário mínimo e inscritas no CadÚnico, o programa exige residência no estado onde a vaga está disponível.
As inscrições serão totalmente online, via site do Detran de cada estado participante. Aguarde a publicação do edital com datas e critérios específicos.
O processo inclui opções para primeira habilitação (categorias A e B), adição de categorias à CNH existente, ou mudança para categorias profissionais (D e E).
Após a inscrição online, a seleção é automática e eletrônica, baseada nos critérios do edital. Aprovados devem efetuar matrícula online; a não comparecem implica exclusão por até três anos.
Após a matrícula confirmada, o candidato tem 15 dias para iniciar o processo. Este inclui cadastro biométrico no Detran, exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas. O prazo total para conclusão é de 12 meses, com até três tentativas para refazer exames.
"O CNH Social é uma ferramenta de inclusão e mobilidade social, promovendo inserção no mercado de trabalho e melhorando a qualidade de vida."
Concluiu um especialista em políticas públicas.
A obtenção da carteira de habilitação representa mais do que mobilidade; é um passo rumo à independência econômica e social para muitos brasileiros.
Para mais informações, acesse o site do Detran do seu estado e procure pela aba do Programa CNH Social.
*Reportagem produzida com auxílio de IA