Taywany Gomes Alves, licenciada em História e militante dos movimentos sociais, vem de público emitir uma nota de repúdio contra o que chamou de "mal jornalismo" praticado por alguns veículos de comunicação e jornalistas. Segundo ela, esses profissionais usam da sua posição para disseminar informações falsas, distorcidas ou tendenciosas sobre temas de interesse público, como política, economia, cultura e direitos humanos.
Em sua nota, Taywany cita exemplos de reportagens que considera Fake News. Ela afirma que essas reportagens são um desserviço à sociedade e à democracia, e que contribuem para a desinformação, a polarização e a violência.
Taywany defende que o jornalismo deve ser exercido com ética, responsabilidade e compromisso com a verdade, e que os jornalistas devem respeitar os princípios do contraditório, da pluralidade e da diversidade. Ela também cobra que os órgãos reguladores e fiscalizadores da mídia atuem com mais rigor e eficiência para coibir as práticas de Fake News e garantir o direito à informação de qualidade para a população.
Da Redação do Blog