Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

histórias curiosas

Memórias da Invasão de Lampião em Sousa

Imagem de destaque da notícia
Foto: Ascom

Convido você a conhecer um dos capítulos mais sombrios da história de Sousa: a invasão do bando de Lampião em nossa cidade, uma tragédia que ainda ecoa em nossas memórias. Na madrugada do dia 27 de junho de 1924, após uma festa na fazenda Jacu em Nazarezinho, os cangaceiros liderados por Chico Pereira e os irmãos de Lampião, Antônio Ferreira e Livino, rumaram para Sousa. No caminho, cortaram os fios da rede telefônica e do telégrafo, deixando nossa cidade incomunicável.

O motivo da invasão estava enraizado em questões pessoais. Chico Pereira atribuía a morte de seu pai ao Dr. Otávio Mariz e buscava vingança. Lampião, ferido na época, não participou diretamente do ataque.

Cerca de 80 homens da cabroeira adentraram a cidade pelo bairro da estação. Houve uma pequena resistência no posto telegráfico, mas o principal alvo era a residência do juiz local, Dr. Arquimedes Solto. O juiz foi submetido a suplícios, sendo forçado a andar pelas ruas em posição vexatória. O desfecho trágico só não ocorreu graças à intervenção de Chico Pereira.

Outros cangaceiros partiram em busca do Dr. Otávio Mariz, que conseguiu escapar para o município do Lastro em busca de ajuda do Capitão Manuel Gonçalves. Ao retornarem para socorrer a cidade, os cangaceiros já haviam partido, deixando um rastro de saques e violência.

A cidade ficou envergonhada e marcada pela tragédia. Mulheres foram covardemente estupradas, famílias perderam seus bens e a sensação de segurança foi abalada. O então prefeito, Coronel João Alvino Gomes de Sá, foi considerado omisso e acabou fugindo para a capital, deixando a população desamparada.

A divisão política fragilizou a defesa de Sousa, ao contrário de Mossoró, onde as facções políticas se uniram em defesa da cidade.

Reviver esses acontecimentos é doloroso, mas necessário para que jamais esqueçamos os horrores enfrentados por nossa comunidade. Se você valoriza a história de Sousa, não deixe de curtir e compartilhar esta coluna. Viva a história, viva Sousa!


Fonte Bibliográfica: Histórias do Cangaço: O saque de Sousa Paraíba( Bismarck Martins) 2º Edição

Comentários

Leia estas Notícias

Imagem da notícia Desigualdade salarial

Desigualdade salarial

A diferença salarial entre homens e mulheres cresceu desde o começo do ano – e agora, as mulheres recebem em média 20,7% a menos que os homens...

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis