Sousa - Nos dias 9 e 10 de janeiro, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa realizou o projeto de ensino "Cultura de Paz: A paz no mundo é a gente que faz", coordenado pela professora Vanessa Reis Costa. O evento contou com duas palestras que discutiram questões relacionadas aos povos indígenas no Brasil e à escravidão na América, bem como seus resquícios na atualidade.
As palestras foram organizadas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus e ministradas pela professora Priscilla da Silva Góes, historiadora, mestra em Ciências da Religião e docente da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Durante os encontros, foram utilizados recortes históricos e contemporâneos encontrados em filmes e textos jornalísticos para analisar a forma como as populações indígenas e afro-brasileiras são tratadas no Brasil.
A professora Vanessa Reis destacou a relevância do tema para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. "Reconhecer que os povos originários são diversos e que lutam diante da colonização ainda em curso é essencial para colocarmos em prática uma educação antirracista e promotora da paz no ambiente escolar. Esse é um debate que deve ser cada vez mais fortalecido dentro e para além dos muros da escola", afirmou.
O evento reforça o compromisso do IFPB em promover uma educação que valorize a diversidade cultural, incentivando o respeito às diferenças e a construção de um ambiente escolar inclusivo e pacífico.
Da Redação do Blog