Neste domingo (9), o Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Devido aos problemas respiratórios, um assistente leu seu discurso.
Segundo informações, o Papa tem sofrido com problemas de saúde nos últimos meses, incluindo bronquite, o que dificulta suas falas mais longas.
"Agora peço desculpas, e peço ao mestre de cerimônias que continue lendo, por causa de dificuldades respiratórias." concluiu o Papa, colocando a mão no peito e sinalizando a dificuldade para respirar.
A saúde do Papa é ainda mais complexa devido a uma infecção respiratória na juventude, que resultou na perda de parte de seu pulmão. Essa condição pré-existente agrava os problemas respiratórios atuais.
Em janeiro de 2025, Papa Francisco sofreu uma queda em sua casa, machucando o braço direito e necessitando de imobilização. Antes desse incidente, ele também havia apresentado um hematoma após bater o queixo.
Recentemente, o uso de cadeira de rodas tem se tornado mais frequente para o Papa Francisco em seus deslocamentos.
Em seu discurso, mesmo com as dificuldades físicas, o Papa Francisco fez um apelo aos membros das Forças Armadas e de segurança:
"sejam vigilantes contra a tentação de cultivar um espírito de guerra; para não serem contaminados pelo veneno da propaganda do ódio, que divide o mundo entre amigos a defender e inimigos a combater." disse o Papa.
A situação de saúde do Papa Francisco levanta preocupações em relação a seus compromissos futuros. A Igreja Católica ainda não divulgou um comunicado oficial sobre o estado de saúde do pontífice.
A saúde do líder religioso é acompanhada de perto pela Igreja Católica e por milhões de fiéis ao redor do mundo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA