Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Formula 1

Verstappen vence em Baku, e Red Bull conta com quebras da Ferrari para disparar

Equipe austríaca ocupa as duas primeiras posições do Mundial de pilotos após rival zerar na prova do Azerbaijão


Foto: Ascom

Deu tudo certo para a Red Bull em Baku – e tudo errado para a Ferrari. Max Verstappen venceu neste domingo (12) o Grande Prêmio do Azerbaijão, com Sergio Pérez em segundo lugar.

O resultado isolou a dupla nas primeiras posições do Mundial de pilotos de 2022 na Fórmula 1. De quebra, Verstappen e Pérez viram Charles Leclerc e Carlos Sainz zerarem na prova – a dupla da Ferrari abandonou com problemas e terminou a prova sem pontuar, algo inédito no ano.

Com uma prova ortodoxa, a Mercedes teve George Russell em terceiro e Lewis Hamilton em quarto. Foi o quarto pódio no ano para o time, que teve Hamilton em terceiro no Bahrein e Russell repetindo a posição na Austrália e na Espanha.

Com o resultado, Verstappen chegou a 150 pontos no ano, disparando em primeiro. Pérez foi a 129 (incluindo um ponto pela volta mais rápida) e assumiu a vice-liderança, ultrapassando Leclerc – o monegasco ficou com 116, a 34 pontos da primeira posição. George Russell, com 99, é o quarto colocado. Sainz, com 83, é o quinto.

Os pilotos voltam agora às atividades no Grande Prêmio do Canadá, em Montreal, entre os dias 17 e 19 de junho. A nona etapa da temporada mais uma vez terá cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.


A corrida

Pérez tomou a liderança de Leclerc logo na largada, abriu vantagem e deixou o monegasco da Ferrari jogado aos leões. Em terceiro, Verstappen começou a perseguição ao rival. Em quarto, Carlos Sainz abandonou na nona volta, após sofrer um problema com o carro e escapar da pista na curva 4.

Com o safety car virtual acionado após o abandono do espanhol, os pilotos correram para os boxes. Leclerc foi o primeiro, colocando pneus duros na volta 10 e voltando em terceiro, mas também com um atraso da Ferrari no trabalho. Com a dupla da Red Bull na frente, Verstappen foi para cima e tomou a liderança na volta 15.

Com queda no rendimento, Pérez parou na volta 17, colocou pneus duros e voltou em terceiro, logo à frente de George Russell. Duas voltas depois, Verstappen também parou e voltou em segundo, recolocando Leclerc na dianteira. Só que a alegria do monegasco durou pouco: na volta 21, o motor da Ferrari começou a fazer fumaça, forçando mais um abandono.

Sem os principais rivais, a Red Bull liderou em céu de cruzeiro, com trocas tranquilas de sua dupla a partir da volta 33, quando um safety car virtual foi acionado diante do abandono de Kevin Magnussen. Assim, as últimas voltas da prova foram restritas a uma disputa pela terceira posição - George Russell viu Lewis Hamilton se aproximar no fim, mas segurou a posição e voltou ao pódio.

Da Redação com Band

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!