O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta quarta-feira (11/10), pedido para a libertação de crianças israelenses sequestradas e mantidas como reféns pelo grupo extremista Hamas, além do cessar-fogo de Israel da Faixa de Gaza, para que crianças palestinas e mães saiam da região em segurança.
"Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo ( ). É urgente uma intervenção humanitária internacional. É urgente um cessar-fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas", defendeu Lula.
O mandatário apelou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e à comunidade internacional para "pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio".
O chefe do Executivo federal também afirmou que o Brasil, no exercício da presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, reunirá "esforços para que cesse, de imediato e em definitivo, o conflito". Ainda conforme declarou Lula, o país vai continuar "trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo".
Guerra entre Israel e Hamas chega ao 5º dia
Nesta quarta-feira (11/10), Hamas e Israel entram no quinto dia de conflito aberto. Até agora, a guerra no Oriente Médio provocou mais de 2,2 mil mortes de palestinos e israelenses. Durante a madrugada, novos ataques ao território palestino foram efetuados, segundo relato de correspondentes em Jerusalém.
Fonte: Da Redação com ClickPB