O secretário de Assistência Social de Sousa, Dênis Formiga, em entrevista ao Notícia Já, nesta sexta-feira, 05/01, alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão com Cadastro de Pessoa Física (CPF) com inconsistência de dados.
De acordo com o secretário, conforme informações do banco de dados do setor do Programa do Bolsa Família de Sousa, atualmente o sistema registrou 244 cadastros irregulares devido à inconsistência no CPF. O município sertanejo conta com 14.167 famílias cadastradas no Programa Social do Governo Federal.
O pagamento deste ano começa próximo dia 18 e segue até o dia 31, e de acordo com o secretário, quem tiver com o cadastro irregular vai receber uma mensagem, no extrato do pagamento, informando que o usuário, ou alguém da família, deve realizar a atualização. A verificação também pode ser feita de forma online, pelo site da Receita Federal.
ASSISTA AO VÍDEO:
Situações que podem levar à pendência de inconsistência do CPF
- Divergência de titularidade de CPF: Ocorre quando é identificado que os dados da pessoa no CadÚnico estão divergentes dos dados do CPF na Receita Federal.
- CPF suspenso na base da Receita Federal
- CPF cancelado na base da Receita Federal: Ocorre quando o CPF está suspenso há 5 (cinco) anos ou mais na base da Receita Federal; é constatada mais de uma inscrição no CPF para a mesma pessoa; houve atribuição de mais de um CPF para a mesma pessoa; por decisão administrativa da Receita Federal; ou por decisão judicial.
Caso a família possua alguma pessoa que se enquadre em um desses critérios, esta receberá uma pendência no CadÚnico e, por Reflexo Cadastral mensal no Programa do Bolsa Família.
Da Redação do Blog com PortalNoticaisJá