Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

eleições

PCdoB define Comissão Política e Comissão Executiva Estadual na Paraíba


Foto: Ascom

Os nomes para compor a Comissão Política Estadual (CPE) e a Comissão Executiva Estadual (CExE) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba foram definidos, votados e aprovados neste final de semana, em João Pessoa, durante a primeira reunião ordinária com seus novos dirigentes da legenda eleitos na Conferência Estadual ocorrida em novembro do ano passado.

O Comitê Estadual do PCdoB (Diretório Estadual) se reuniu, na manhã do sábado (13), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), na capital paraibana. Na pauta do encontro também estavam a atualização do cenário político na Paraíba, no Brasil e internacional; e a apresentação do calendário das atividades do primeiro semestre de 2024; além de informes diversos.

Para a Comissão Política Estadual, ficaram definidos os seguintes nomes: Gregória Benário (presidente estadual do partido), Enoque Feitosa (vice-presidente), Rosi Meira (presidente municipal em João Pessoa), Glauce Jácome (presidente municipal em Campina Grande), Marcos Santos (secretário de Organização Estadual), Francis Zenaide (secretária de Formação Estadual), Jonildo Cavalcanti (secretário Institucional Estadual), Loudes Meira (secretária da Frente de Mulheres Estadual), Valdevino Neto (secretário da Frente Sindical Estadual), Inácio Falcão (deputado estadual), Jô Oliveira (vereadora em Campina Grande) e Caetano José Lima (secretário de Organização do PCdoB de Sousa, representante dos comitês municipais do Sertão).

Além desses doze integrantes, ainda foram convidados para participar do CPE Valdir Porfírio (secretário de Finanças Estadual), Percival Henriques (secretário de Comunicação Estadual), Rangel Júnior (secretário da Frente de Juventude Estadual) e Lorena Freitas (presidente da Fundação Maurício Grabois na Paraíba). Já para a Comissão Executiva Estadual ficaram definidos sete nomes: Gregória Benário, Enoque Feitosa, Marcos Santos, Waldir Porfírio, Percival Henriques, Rosi Meira e Glauce Jácome.

Defesa da Palestina

Na abertura do evento, a presidente Gregória Benário apresentou uma atualização do cenário político internacional, destacando a importância de um amplo debate em defesa da Palestina, justificando que, no campo da política nacional, foi trazido para o debate a importância de se construir junto com os demais partidos da esquerda o combate ao fundamentalismo, ao neofascismo e à sociedade patriarcal, assim como participar ativamente da reorganização da esquerda que encontra-se fragmentada e sem construção de lideranças.

Na avaliação de Gregória, no campo das políticas na Paraíba, ela ressaltou a importância de manter o processo de restauração do partido no estado, destacando o desafio do PCdoB em se manter como liderança das esquerdas. "Estamos em uma nova fase do partido, com formação de novos quadros, na perspectiva do revigoramento e trabalho voltado à base. O trabalho da organização das frentes de massa passa a ser nosso principal objetivo".

Já no cenário político municipal, a presidente apresentou a importância de construir uma chapa competitiva para as eleições municipais em João Pessoa, em Patos e em outros municípios, dedicando total apoio e esforços à pré-candidatura de Inácio Falcão na corrida eleitoral pela Prefeitura de Campina Grande. O objeto também é ampliar a bancada do PCdoB em Campina Grande, tendo a vereadora Jó Oliveira "como puxadora de votos para a chapa".

Calendário de atividades

No calendário das atividades do partido no primeiro semestre de 2024, foi destacado o planejamento da formação da estrutura política partidária com vista às eleições municipais deste ano. Segundo Gregória Benário, o processo de renovação partidária é um desafio constante e isso passa pela formação dos militantes da legenda partidária.

"O processo é aliar a prática com a teoria marxista-leninista. Quando os militantes são forjados na luta do cotidiano, há a necessidade de estudar para compreender a vida de forma dialética. Compreender a formação social, cultural, estrutural e econômica da nossa nação, da nossa região, ajuda a entender a importância dos comunistas para a transformação social e econômica deste país", discursou Gregória Benário no encerramento da primeira reunião ordinária do Comitê Estadual.

Da Redação com Ascom

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!