O deputado federal paraibano Leonardo Gadelha defendeu a implantação do 'homeschooling' para estudantes no Brasil. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (19), o parlamentar disse, diante da preocupação da qualidade do ensino feito de forma domiciliar, que os estudantes passarão por avaliações anuais e que os pais deverão "adotar a base curricular" nacional da educação.
"São poucos os pais que querem o 'homeschooling'. E esses estudantes serão submetidos a testes anuais. Se reprovado, não poderá permanecer no 'homeschooling'", explicou o deputado paraibano, conforme apurou o ClickPB, ao defender a proposta.
A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (18), o texto principal do projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para permitir o ensino domiciliar por parte dos pais aos filhos. Os destaques e sugestões de alteração serão analisados nesta quinta-feira.
Diante de opiniões divididas sobre a qualidade do ensino domiciliar, o deputado Leonardo Gadelha revelou que defende a proposta por considerar que deve haver "livre arbítrio" do cidadão nas escolhas, mas que ele não adotaria a modalidade para seus filhos. "Eu não colocaria minha filha ou meu filho nesse sistema. Mas respeito o pai que pensa diferente, desde que ele se adeque e eles precisam adotar a base curricular."
Fonte: Da redação com clikpb