A temporada de festas de fim de ano está acabando, mas com ela vem junto um alívio para quem conseguiu manter a linha na hora das refeições durante as festas de fim de ano e um peso na consciência para quem deixou a gula falar mais alto. As festividades são propícias para reunir amigos e familiares em volta de uma mesa farta. Por isso, essa também é uma época para cuidar da alimentação, especialmente para quem está vivendo um novo estilo de vida, em busca de saúde, emagrecimento e boa forma.
Com mais de 12 anos de experiência, o cirurgião digestivo e bariátrico, Dr. Leandro Nóbrega, destaca que não só nessa época, mas em toda a vida, a recomendação é fazer pequenos lanches proteicos para promover saciedade e prevenir excessos durante as refeições festivas, optando por saladas e grãos integrais ricos em fibras para reduzir a absorção de gorduras.
"É crucial estar atento à velocidade e quantidade de cada refeição para evitar desconfortos abdominais, além da manutenção da rotina de treinos físicos, proporcionando equilíbrio entre alimentação e exercício. O especialista também destaca a importância de respeitar a fase pós-cirúrgica, adaptando as práticas alimentares conforme o estágio específico no processo de recuperação. Importante ter consciência nas escolhas e optar por alimentos que realmente gostamos, sem exageros", explica.
De acordo com o Dr. Leandro Nóbrega, o consumo de álcool não é indicado em nenhuma fase do tratamento bariátrico, pois pode atrapalhar o processo, devido a alta densidade calórica e reduzindo a absorção de vitaminas, sem proporcionar benefícios ao organismo.
O profissional destaca ainda a validade de opções sem álcool e a importância de intercalar o consumo de álcool com a ingestão de água para evitar desidratação, o que pode comprometer a perda muscular. Ele também recomenda o consumo de carboidratos, que ajudam a "limpar" o fígado e contribuem para o restabelecimento dos níveis glicêmicos no sangue.