O consumo exagerado de macarrão instantâneo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de macarrão instantâneo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia. Essa quantidade é encontrada principalmente nos pacotinhos de sabor que vêm junto à embalagem do macarrão instantâneo.
Por ser uma comida rápida de preparar, também contém aditivos, corantes artificiais e toxinas, como o glutamato monossódico, que podem prejudicar a saúde a longo prazo. O glutamato monossódico (MSG) é um intensificador do sabor feito a partir da cana de açúcar e pode ser encontrado no rótulo como extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.
Principais consequências para a saúde – O consumo frequente de macarrão instantâneo pode levar ao aparecimento de diversas alterações na saúde ao longo do tempo, como:
- Aumento da pressão arterial;
- Maior risco de problemas cardíacos devido a alterações nos níveis de colesterol, principalmente aumento do mau colesterol, o LDL;
- Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico;
- Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura;
- Desenvolvimento da síndrome metabólica;
- Problemas renais a longo prazo.
Por isso, é recomendado evitar ao máximo o consumo desse tipo de comida, optando por alimentos mais saudáveis e se possível preparadas com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar.
Composição nutricional – Na tabela a seguir é indicada a composição nutricional por cada 100 gramas de macarrão instantâneo: