O Partido dos Trabalhadores, através de sua Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, repudia e condena veementemente as infelizes e desastrosas declarações racistas proferidas pela deputada federal Carla Zambelli, que, ao se dirigir à deputada federal Benedita da Silva, se referiu a mesma como Chica da Silva, numa alusão à mulher negra escravizada e alforriada que viveu no século XVIII.
Em que pese todo nosso orgulho pela história marcante e corajosa de Chica da Silva, hoje um grande ícone de resistência e referência na luta por igualdade racial do povo negro brasileiro, a forma desrespeitosa e debochada, além de extremamente racista, com que deputada Zambelli se referiu à companheira Benedita da Silva, que hoje está como coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, indigna a todos e todas que acompanham a trajetória vitoriosa e honrosa de luta da deputada Benedita.
Não aceitaremos calados/as mais esse acinte proferido por alguém que não tem honrado a conquista do voto feminino ou que não tem a menor noção do que vem a ser a luta desta incrível e gigante mulher que é Benedita.
A abjeta história dessa deputada bolsonarista, com seus já conhecidos ataques às conquistas históricas do povo brasileiro e perseguição aos que verdadeiramente lutam nesse país por um mundo melhor, deixa muito claro que o trabalho do governo Lula, assim como de todas as pessoas que acreditam na igualdade de gênero, raça e classe está apenas começando no Brasil.
O Partido dos Trabalhadores tomará todas as precauções legais e políticas para fazer justiça a nossa querida companheira Benedita da Silva.
Não nos calarão jamais, assim como não calarão a potente voz de Benedita! Nossa luta, a luta do povo negro, merece respeito!
Publicado em 03/07/2024 14h16
Felipe So?stenes / Câmara dos Deputados
Benedita da Silva, (PT-RJ) é a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara Federal
Racistas, fascistas, não passarão!
Secretaria Nacional do PT
O caso ocorrido:
A deputada federal branca Carla Zambelli (PL-SP) referiu-se a colega parlamentar negra, Benedita da Silva (PT-RJ), como "Chica da Silva", utilizando o nome de uma figura histórica de forma pejorativa e racista. O ataque demonstra que o legado da escravidão continua a afetar a vida das pessoas pretas no Brasil.