O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu neste domingo (17/02/2025) ao declarar que o presidente russo, Vladimir Putin, está "cansado" da guerra na Ucrânia e deseja sua finalização.
Em declarações à imprensa no aeroporto de West Palm Beach, Flórida, Trump afirmou que deve se reunir com Putin em breve para discutir uma solução para o conflito.
"Eu acho que ele [Putin] quer parar de lutar", disse Trump. "Eu vejo isso. Nós conversamos muito e arduamente. Eu acho que ele quer parar de lutar. Eles têm uma grande máquina e poderosa, você entende isso. Eles derrotaram Hitler e derrotaram Napoleão, você sabe, eles estão lutando há muito tempo. Eles já fizeram isso antes. Mas eu acho que ele gostaria de parar de lutar."
Segundo Trump, tanto Putin quanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demonstram interesse em encerrar a guerra.
A declaração de Trump ocorre em um momento crucial. Diplomatas americanos e russos estão atualmente negociando um possível fim para a guerra na Ucrânia.
As negociações, que devem acontecer na Arábia Saudita nos próximos dias, contam com a participação do Secretário de Estado americano, Marco Rubio, que chegou a Riade nesta segunda-feira (18/02/2025).
O encontro entre Trump e Putin, caso se confirme, pode trazer novas perspectivas para o conflito que se arrasta há meses, causando instabilidade global e afetando a economia mundial.
A expectativa é que as negociações entre EUA e Rússia, somadas às declarações de Trump, possam resultar em avanços significativos rumo à paz na Ucrânia.
*Reportagem produzida com auxílio de IA