A 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ acontece neste domingo (19) na cidade de São Paulo. Após dois anos de celebração online, devido às fases mais severas da pandemia, os trios elétricos voltam a realizar o tradicional trajeto da Avenida Paulista até a Praça Roosevelt, no Centro da capital.
Neste ano, 19 carros farão parte do desfile que terá início às 12h e contará com a participação de artistas como Pabllo Vittar, Ludmilla, Pepita, Mateus Carrilho, Liniker, Majur, Gretchen, Tiago Abravanel, Lexa, Luisa Sonza e o bloco de Carnaval Minhoqueens (veja a programação abaixo).
O tema da 26ª Parada é "Vote com Orgulho – por uma política que representa" e visa reafirmar o compromisso da comunidade LGBTQIA+ no combate à discriminação, respeito à diversidade e na luta por políticas afirmativas voltadas para esta parcela da população.
Tema da 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo — Foto: Divulgação/ParadaSP
"É um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público da sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário", disse Claudia Garcia, presidente da APOLGBT-SP, associação responsável pela organização do evento na capital paulista.
Ordem dos trios elétricos
- Famílias LGBT+ – artista: Mariana Munhoz;
- Prefeitura de São Paulo;
- Diversidade Lésbica – artistas: Ana Dutra, Luana Hassen;
- Prefeitura de São Paulo;
- Diversidade Transsexual e Travesti – artista: Nick Cruz;
- Saúde (Aids Healthcare Foundation – AHF);
- Diversidade Bissexual – artistas: Ariah e Brunelli;
- Prefeitura de São Paulo;
- Diversidade Mais – artistas: Quebrada Queer, Thaline Karajá;
- Artistas da Noite;
- Diversidade Gay – artista: Kauan Russell;
- Vivo – artistas: Tiago Abravanel, bloco Agrada Gregos, Gretchen e Paullete Pink;
- Jean Paul Gaultier – artista: JoJo Todinho, Majur e as Pitayas;
- Amstel – artistas: DJ Heey Cat, Mateus Carrilho, Aretuza Love, Pocah e Luisa Sonza;
- Burger King e Avon – artistas: Pepita, Lexa, DJ Cris Negrini e Ludmilla;
- Smirnoff – artista a confirmar;
- Terra – artista: Liniker, MC Rebecca e Minhoqueens;
- Convidados Aliados;
- Diretoria da APOLGBT-SP e Mercado Livre – artista: Pabllo Vittar.
- Segurança
Mais de 2 mil policiais militares, com o apoio de 254 viaturas, além de 287 guardas civis metropolitanos, estarão envolvidos no patrulhamento do evento na Avenida Paulista.
De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), as equipes estarão distribuídas também por locais de grande concentração próximos ao evento, como as ruas da Consolação e na Praça Roosevelt, onde acontece a dispersão dos participantes. Haverá patrulhamento a pé e bases comunitárias móveis espalhados pela região.
Economia
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a capital está com 80% da rede hoteleira ocupada por conta da Parada, que representa um movimento da economia da cidade em torno de R$ 400 milhões.
Um estudo do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo demonstra que cada turista LGBT gasta, em média, R$ 1.600 por dia antes, durante e depois da Parada.
Serviço
- Data: domingo (19)
- Concentração: Avenida Paulista, a partir das 10h
- Início: 12h
- Trajeto: Av. Paulista, R. da Consolação e Praça Roosevelt
Fonte: Redação do blog com G1