Arqueólogos descobriram várias tumbas de pedra e um sarcófago de chumbo sob o piso da Catedral de Notre Dame, em Paris. Suspeitos de serem originários do século XIII, eles foram descritos como uma "notável descoberta científica".
A descoberta consiste em várias tumbas e um "sarcófago em forma humana completamente preservado feito de chumbo". Os escavadores acreditam que ainda contém restos humanos por lá.
A raridade foi descoberta embaixo do piso, durante os trabalhos preparatórios para reconstruir parte da torre da catedral destruída pelo incêndio de 2019.
Sarcófago de chumbo
O chumbo faz parte da história da catedral , e talvez não seja surpreendente encontrar um sarcófago feito desse material – os restauradores passaram anos limpando o metal tóxico de pedras e madeiras nas quais o metal pesado derreteu durante o incêndio.
O sarcófago havia se dobrado sob o peso dos detritos caindo do teto, mas ainda estava intacto, e os pesquisadores usaram uma minicâmera endoscópica para espiar dentro dele.
"Você pode vislumbrar pedaços de tecido, cabelo e um travesseiro de folhas no topo da cabeça, um fenômeno bem conhecido quando os líderes religiosos foram enterrados", disse Christophe Besnier, o arqueólogo principal da descoberta.
"O fato de esses elementos vegetais ainda estarem dentro significa que o corpo está em muito bom estado de conservação."
Junto com os túmulos e sarcófagos, restos de esculturas pintadas também foram encontrados, incluindo uma cabeça masculina barbada quase intacta, algumas mãos com mangas pintadas e vegetais esculpidos.
Um sistema de aquecimento de água quente do século XIX também foi encontrado.
A descoberta oferece uma excelente visão das práticas funerárias na França durante a Idade Média e é outro lembrete do valor daquele magnífico edifício da catedral, previsto para ser reaberto em 2024.
Veja:
Da Redação com GNN e TheGuardian