Após mais de um mês de guerra da Rússia contra a Ucrânia, a paraibana Silvana Pilipenko conseguiu fugir da cidade de Mariupol, que foi uma das atingidas pelos bombardeios russos. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (8), o secretário executivo da Secretaria Estadual de Representação Institucional (SERI-PB), Adauto Fernandes, explicou que a chegada dela está prevista para o próximo domingo (10).
A paraibana deixa o país e retorna à João Pessoa, com seu esposo e sua sogra. "Ela conseguiu deixar o país em guerra após duas tentativas. A família já está viajando. O contato é difícil por estarem dentro de trens e aviões. A chegada na Paraíba acontece neste domingo", disse ao ClickPB.
O salvamento da paraibana aconteceu com a contratação de um motorista feito pelo filho de Silvana, Gabriel Pilipenko, que está na Alemanha e providenciou o transporte para retirar a mãe da Ucrânia.
A última vez que a família teve contato com Silvana foi no dia 2 de março. Desde então parentes dela passaram a procurar o paradeiro da artesã. O drama mobilizou autoridades paraibanas e brasileiras em busca de novos contatos e notícias.
"Aproximadamente 16 paraibanos procuraram a embaixada para regularizar a sua entrada na Ucrânia ano passado. Após a guerra, levantamos informações de paraibanos que foram para países próximos, outros que optaram por permanecer e o caso da Silvana, que preferiu voltar ao Brasil", disse o secretário ao ClickPB.
Da Redação com ClickPB