Os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começam nesta sexta-feira (22) com seis escolas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. As apresentações, que estavam programadas para fevereiro, foram transferidas para abril por questões sanitárias.
Nesse primeiro dia, o público vai ver apresentações de rainhas de bateria experientes e também de estreantes. Confira abaixo quem desfila nesta sexta (na ordem do desfile).
Iza: corpão à mostra na Sapucaí — Foto: Reprodução/Redes sociais
Iza disse em recente entrevista que ser rainha da verde e branco é um sonho de menina. Ela estudava perto da quadra da Imperatriz Leopoldinense, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
"Eu passava pela Imperatriz todo dia para ir para a escola e já fui para a Imperatriz muitas vezes escondida da minha mãe. Isso sempre fez parte do meu imaginário, mas nunca pensei que eu pudesse ter essa honra", disse ao Fantástico.
A escola que abre o carnaval do Grupo Especial é a Imperatriz Leopoldinense. Iza pisa pela segunda vez com a escola na Sapucaí – a primeira no grupo especial.
Estação Primeira de Mangueira - Evelyn Bastos
Evelyn Bastos está em seu oitavo ano na verde e rosa. A rainha de bateria, que em 2020 interpretou um Cristo na avenida, vem em um setor que vai homenagear o Mestre Jamelão, um dos laureados no enredo da agremiação.
Nascida e criada na comunidade, Evelyn Bastos tem DNA mangueirense. A rainha é filha de Valéria Bastos, que ocupou o posto entre 1987 e 1989. "Minha vida sempre foi vinculada à Mangueira.
A Mangueira será a segunda escola a desfilar nesta sexta na Marques de Sapucaí.
Acadêmicos do Salgueiro - Viviane Araújo
Já a mamãe do ano, Viviane Araújo vai pisar com tudo na Sapucaí em 2022. Ela deve exibir a barriguinha de gravidez de cinco meses de Joaquim, seu primeiro filho.
Em seu 14º ano reinando pela escola, Vivi virá vestida de Cabocla Jurema, e terá em sua caracterização o arco e flecha. A atriz já declarou que, por causa do bebê, o look será mais comportado, leve e com salto mais baixo.
São Clemente - Raphaela Gomes
Raphaela Gomes, rainha de bateria da São Clemente — Foto: Alexandre Durão/G1
A rainha de bateria da São Clemente é é neta do fundador da escola e filha do preside
nte. Ela conta que começou a desfilar aos 4 anos e reina à frente dos ritmistas desde os 15 anos.
Em seu novo ano à frente da "Fiel Bateria", Raphaela promete causar ao usar um figurino que faz menção a Angel, personagem de Paulo Gustavo – enredo da escola -, no seriado "Vai que Cola". Vai ter peruca rosa, botas longas e muito glamour.
Unidos do Viradouro - Erika Januza
A estreante da noite é a atriz Erika Januza como rainha de bateria na Unidos do Viradouro.
Mineira, ela contou em entrevista ao Fantástico que sempre pedia à mãe para dormir mais tarde e assistir aos desfiles pela TV e que está realizando um sonho antigo.
Erika vem vestida de rainha do Cordão do Bola Preta, em homenagem a um dos desfiles mais emblemáticos que o bloco já fez, em 1919 – ano mencionado no enredo da escola.
Beija-Flor de Nilópolis - Raíssa de Oliveira
Raíssa de Oliveira tem 31 anos e 20 deles dedicados a sambar à frente da bateria da Beija-Flor de Nilópolis. A empresária pisou a primeira vez na Sapucaí como rainha de bateria aos 12 anos.
A beldade nilopolitana, que iniciou o seu reinado aos 12 anos, virá representando a obra "Poétnica", de Nei Lopes, que inspira e ajuda a resgatar a tradição preta brasileira, dentro do enredo "Empretecer o pensamento".
Fonte: Da Redação com G1