O Treze é o legítimo campeão paraibano de 2023. A conquista veio com a vitória por 4 a 2 sobre o Sousa nas cobranças de pênaltis, no Estádio Marizão, em Sousa. No tempo normal, o Sousa venceu por 1 a 0, fazendo 2 a 2 nos agregados, já que perdera o jogo da ida por 2 a 1.
O Galo, que só tinha essa competição em disputa na temporada, fatura, assim a taça Rei Pelé, em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, falecido no final do ano passado.
O gol do Dino no tempo normal foi marcado por Rodrigo Poty, aos 41 minutos do segundo tempo. O Resultado acabou levando a disputa para as penalidades máximas.
Nas cobranças, Daniel Costa e Guilherme Lucena marcaram. Mas Gabriel Recife e Maceió despediçaram as penalidades. Pelo Galo, todos converteram: Roberto, Kauê, Jhonathan Moc e Saulo, este último decretando o título trezeano.
O jogo
Sousa e Treze fizeram um primeiro tempo se estudando, sem levar perigo aos goleuiros. Somente aos 39 minutos, o Dino quase abre o placar. Luiz Henrique cobrou falta no ângulo, mas o goleiro Igor Rayan fez bela defesa.
No segundo tempo, O Sousa sufocou o Treze e chegou ao gol aos 41 minutos, com Rodrigo Poty, que aproveitou rebote da zaga para marcar. A partir daí a pressão foi total, mas o resultado acabou levando a decisão para as penalidades. E nelas, o Galo foi mais eficiente e faturou o título estadual.
Com a conquista, o Treze garantiu presença na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Série D do Brasileiro, em 2024.
Ficha Técnica
Sousa
Igor Leonardo, Guilherme Lucena, Bruno Cézar (Gabriel Recife), Marcelo Duarte e Maceió; Histone (Maycon Rangel), Daniel Costa, Gustavo Henrique (Lucas Lourenço) e Carlos Vitor (Rodrigo Poty); Claudinho (Arthur) e Luiz Henrique.Técnico – Renatinho Potiguar
Treze
Igor Rayan, Fernando Pileggi, Saulo, Geninho e Jhonathan Moc; Roberto, Edmundo (Zé Augusto), Caio Vieira (Xande) e Yamada (Kauê); Lucas Mineiro (Wilker) e Vitão (Wallisson Bahia). Técnico – William Di Mattia
Gols – Rodrigo Poty (S) aos 41min do 2ºT
Cartão amarelo -Igor Rayan, Lucas Mineiro, Geninho, Xande, Wilker (T); Gustavo Henrique, Daniel Costa, Bruno Cézar (S)
Árbitro – Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes – Alessandro Alvaro Rocha (CBF-BA) e Eduardo Gonlçaves da Cruz (CBF-MS)
Renda – R$ 114.790,00
Público – 9.108 pagantes
Fonte: Da Redação com ParaíbaOnline