Por propositura da vereadora Lana Dantas ocorrerá amanhã uma audiência pública na Câmara Municipal de Sousa para discutir o uso de fogos de artifício em Sousa, sertão da Paraíba.
A audiência pública será um espaço para diálogo entre vereadores, autoridades, especialistas e a população em geral. Onde serão tratados o uso racional dos fogos de artifícios em nossa cidade principalmente no período das festividades juninas.
Lana Dantas destacou que a audiência pública é uma oportunidade para ouvir as demandas da população e buscar soluções que atendam às necessidades da cidade. "É importante que todos participem desse debate para que possamos juntos encontrar soluções para o problema", afirmou a vereadora.
Para Lana Dantas, no caso específico da queima de fogos de artifício, é importante discutir os possíveis impactos ambientais e de saúde pública, bem como as alternativas para garantir a segurança da população e minimizar os transtornos causados pelo barulho excessivo, explicou.
Os fogos de artifício são tradicionais em muitas celebrações, mas muitas pessoas não sabem que os estampidos causados por eles podem ter graves consequências para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A surpresa e o barulho intenso provocado pelos fogos de artifício podem prejudicar a organização das crianças com TEA. Como consequência, elas podem ter comportamentos agressivos, crises de choro, perda de sono e outros problemas que afetam diretamente a qualidade de vida.
Segundo especialistas, as crianças com TEA são mais sensíveis a estímulos sensoriais e podem ficar ainda mais vulneráveis ao barulho dos fogos de artifício. A queima de fogos de artifício é uma prática comum em diversas celebrações, como Réveillon, festas juninas e eventos esportivos. Entretanto, o uso de fogos de artifício pode trazer impactos negativos à saúde pública, tanto para seres humanos quanto para animais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a exposição a luzes de fogos de artifício pode causar queimaduras na retina, lesões oculares e até mesmo cegueira temporária ou permanente. Além disso, o barulho excessivo dos fogos pode causar danos ao sistema auditivo das pessoas e animais.
Outra questão importante é a poluição sonora causada pelos fogos de artifício, que pode afetar não só a saúde auditiva, mas também causar problemas de sono, ansiedade, irritabilidade e estresse.
Além dos impactos à saúde humana, a queima de fogos de artifício também pode afetar a saúde de animais, principalmente de cães e gatos. O barulho dos fogos pode causar grande desconforto e estresse, levando a problemas de comportamento, como agressividade, ansiedade e fuga. Além disso, os animais podem sofrer danos físicos, como ferimentos por causa da tentativa de fuga ou ingestão de restos de fogos de artifício.
Diante desses impactos negativos, é importante repensar o uso de fogos de artifício em celebrações e eventos, buscando alternativas mais seguras e sustentáveis. A conscientização.
Fonte: Da Redação