Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

saúde

Agentes de Saúde promove ação educativa sobre arboviroses

Como a informação pode ser uma arma eficaz na luta contra a dengue, zika e chikungunya.


Foto: Paulo Pereira, blogdopaulopereira

As arboviroses são doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya. O combate a essas doenças exige ações educativas e preventivas em diferentes setores da sociedade, incluindo o setor de saúde e educação. Com isso em mente, os agentes de saúde e de endemias têm realizado diversas ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outras espécies que transmitem as arboviroses.

Essa ação educativa também está presente na política pública de Saúde, que construirá uma cultura voltada à promoção de saúde e conscientização dos moradores, por meio de uma parceria entre os Ministérios da Saúde, secretarias municipais e estaduais e da Educação. Nesse sentido, é importante destacar que ações educativas de combate às arboviroses não devem ser realizadas apenas pelas unidades de saúde com ações dos profissionais da saúde.

A ação educativa realizada no bairro Alto Capanema envolvendo os agentes de saúde, os agentes de endemias e a comunidade visou trabalhar a conscientização da população sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outras espécies que transmitem as arboviroses, por meio de diferentes estratégias, incluindo a distribuição de materiais que conscientize a todos na limpeza e prevenção. É importante que essas ações sejam realizadas em parceria com outros setores da sociedade, incluindo escolas, setores de saúde e outras instituições parceiras, para ampliar o alcance e a efetividade das medidas preventivas.

Essas ações incluem a eliminação de criadouros do mosquito, através da orientação da população sobre a importância de não acumular água parada em recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas, entre outros. Também é realizado o tratamento químico com larvicidas e o uso de inseticidas para o controle do mosquito adulto.


Além disso, os agentes de saúde, de endemias e alunos da escola municipal Tozinho Gadelha realizaram ações de conscientização para a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar a doença. Eles também orientaram sobre os principais sintomas da doença, como a febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos.

É importante ressaltar que a prevenção e o combate à dengue não são responsabilidades exclusivas dos agentes de saúde. A sociedade toda deve se engajar nessas ações, eliminando possíveis criadouros do mosquito e colaborando com as campanhas de prevenção. O Ministério da Saúde também realiza campanhas para mobilizar gestores públicos, profissionais de saúde e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e combate à dengue.


Portanto, as ações dos agentes de saúde e endemias são fundamentais para o combate à dengue, mas é necessário o envolvimento de todos para alcançar resultados efetivos. Os agentes de saúde e endemias buscam ser fundamental no combate à dengue e à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por meio de ações educativas e orientação à população.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!