A Marcha da Negritude da Paraíba realizará uma plenária virtual na próxima quarta-feira (24) para discutir a desconstrução do dia 13 de maio, data em que é celebrada a abolição da escravatura no Brasil. A plenária contará com a participação de ativistas, lideranças negras, pesquisadores e representantes de movimentos negros e sociais.
Durante a plenária, os participantes deverão discutir a importância de questionar a narrativa oficial sobre o 13 de maio e ressaltar que a abolição da escravatura não foi um ato de benevolência do Estado brasileiro, mas sim uma conquista histórica da luta dos povos negros e indígenas que resistiram bravamente à escravidão.
A marcha da negritude da Paraíba é um movimento social que luta pela promoção da igualdade racial, pelo fim do racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira. A plenária virtual fará parte das atividades da marcha, que realiza ações ao longo do ano para conscientizar a população sobre a importância da luta contra o racismo.
Durante a plenária, os participantes discutiram também a necessidade de ampliar a participação dos povos negros e indígenas nos espaços de poder e de tomar medidas efetivas para combater o racismo estrutural que ainda persiste na sociedade brasileira.
Além disso, a plenária debaterá a importância de se reconhecer e valorizar a contribuição da cultura afro-brasileira para a formação da identidade nacional e destacará a necessidade de se fortalecer a educação para as relações étnico-raciais nas escolas.
A Marcha da Negritude da Paraíba é um exemplo de mobilização e luta por uma sociedade mais justa e igualitária, em que as diferenças culturais e étnicas sejam respeitadas e valorizadas. A plenária virtual que será realizada nesta quarta-feira reforçará a importância de se discutir e desconstruir as narrativas oficiais que ocultam a verdadeira história da luta dos povos negros e indígenas no Brasil.
Fonte: Da Redação