Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio Ambiente

CONDESPB promove I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos em São João do Rio do Peixe

Evento reúne especialistas e gestores públicos para discutir soluções para a gestão adequada de resíduos sólidos na região.


Foto: Ascom

O I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos realizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piancó e do Vale do Peixe (CONDESPB) na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba, foi um marco importante na luta pela preservação do meio ambiente e pela conscientização sobre a importação.

O evento, que aconteceu no dia 28 de abril de 2023, reuniu representantes dos municípios que fazem parte do CONDESPB, além de especialistas na área de gestão de resíduos sólidos e membros da sociedade civil. Durante o Fórum, foram debatidos diversos temas, como ações de educação ambiental

Na oportunidade, o professor Caetano Lima IFPB e SINTEF-Sousa, em conversa com nossa reportagem destacou a importância do Fórum para a região. E afirmou que "SINTEF-Sousa estava presente ao evento por tanto "Questão dos resíduos é uma questão ambiental que deve ter responsabilidade compartilhada, todos os segmentos devem estarem envolvidos, não responsabilizar somente o poder público, mas a sociedade em geral, acreditamos que nosso sindicato poderá contribuir muito com ações dentro e fora da instituição.

Durante o evento, foram apresentadas experiências bem-sucedidas de gestão de resíduos sólidos em municípios da região, como a implantação de coleta seletiva e a construção de aterros sanitários. Também foram discutidos temas como a logística reversa, a reciclagem de resíduos e a destinação final adequada dos resíduos perigosos.

Para o professor Caetano Lima, o Fórum foi uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências. Segundo o professor "Passado mais de uma década ainda vejo ações muito tímidas em relação aos princípios da PNRS, veja que deste de 2010 tem início o projeto da criação do consórcio intermunicipal, observamos muitos lixões desativados não por um processo de avanço na PNRS, mas através de TAC e com isso municípios desembolsando recursos para deslocar seus resíduos para outros municípios onde chega até 300km de distância, além de perder material para reciclagem tem um custo alto financeiro, sem falar que não contempla a área social de acordo com a lei", destacou.

Estiveram presentes ao evento representando o IFPB e SINTEF-Sousa, os professor Caetano Lima IFPB e SINTEF-Sousa, além dos alunos estagiários: Gabriel Tarelov e Lourrany Beatriz do curso Técnico em meio ambiente e os alunos de Agroecologia da cadeira de Extensão Rural Ariel Ferreira e Samuel Nunes.


Em resumo, o I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos realizado pelo CONDESPB na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba, foi uma iniciativa importante para a promoção da conscientização sobre a gestão adequada dos resíduos sólidos e para o debate de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela região. A troca de conhecimentos e experiências durante o evento certamente contribuirá para a implementação de práticas mais sustentáveis nos municípios envolvidos.

Da Redação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!