A Paraíba registrou a primeira morte por dengue no ano de 2023. a morte registrada ocorreu no mês de abril, no município de Sousa, no Sertão do estado. Já as que estão sendo investigadas, duas foram em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, e uma no município de Baraúna. O sexo e idade das vítimas não foram informados.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e que pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Em 2022, a Paraíba registrou mais de 20 mil casos de dengue, com três mortes confirmadas.
A Secretaria de Saúde do estado alerta para a importância da prevenção da doença, através da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, como em recipientes, pneus, calhas e vasos de plantas. É importante que a população esteja atenta e adote medidas simples, como manter caixas d'água e tonéis fechados, limpar com frequência calhas e ralos, e descartar corretamente o lixo.
Além disso, é importante buscar atendimento médico caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos. A orientação é que o paciente não tome medicamentos por conta própria e busque um serviço de saúde o mais rápido possível.
A Secretaria de Saúde do estado está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e reforçando a importância da prevenção da doença. A população também pode contribuir com denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito através do número de telefone disponibilizado pelo município.
Fonte: Da Redação