A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sousa, na Paraíba, está inserida em um projeto de boas práticas em cardiologia, em parceria com importantes unidades hospitalares do país. A iniciativa é do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento em cardiologia nas UPAs.
O projeto envolve a capacitação dos profissionais de saúde da UPA de Sousa em relação às melhores práticas em cardiologia, além da implantação de protocolos de atendimento específicos para pacientes com problemas cardíacos. A unidade também passará a contar com equipamentos de última geração para a realização de exames cardiológicos.
O Projeto Boas Práticas em Cardiologia tem como objetivo auxiliar as UPA"s e os Hospitais participantes do programa na condução de casos de Síndrome Coronariana Aguda – SCA, a equipe de plantão do HCor, composta por médicos e enfermeiros, ficam 24horas de plantão para poder prestar o serviço de telemedicina.
Conforme o Ministério da Saúde, o projeto visa reduzir o tempo de espera para atendimento em cardiologia nas UPAs, além de melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o número de transferências para hospitais de maior complexidade. A iniciativa também busca aumentar a resolutividade das UPAs, reduzindo a necessidade de encaminhamentos desnecessários.
O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a importância do projeto para a cidade. "A UPA de Sousa é uma unidade de referência na região e aprimorar o atendimento em cardiologia é fundamental para oferecer um serviço de qualidade à população", afirmou.
O projeto de boas práticas em cardiologia é uma parceria do Ministério da Saúde com importantes unidades hospitalares do país, como o Hospital Beneficência Portuguesa, PROADI-SUS, HCor – Associação Beneficente Sírio. As unidades hospitalares auxiliam na capacitação dos profissionais de saúde das UPAs e na implantação dos protocolos de atendimento.
Fonte: Da Redação