Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CCBNB

Abril para Leitura do CCBNB encerra com recital e show musical

Foto: Ascom
Foto: Ascom

O Abril pra Leitura é uma das atividades especiais promovidas pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa, que ocorre no mês de abril que é dedicado ao incentivo à leitura. O evento que iniciou terça-feira encerra dia 29, sexta, as 20h, na Praça do Skate, em Sousa-PB.

Neste ano de 2022, a temática abordada foi voltada para a Literatura de Mulheres Negras e Mulheres Latinas Americanas, como: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Mirian Alves, Petrolina Pordeus, bell hooks, Maria Bonita, Bell Puã etc.

E nesta sexta-feira (29) a programação do Especial encerra com o recital da artista pernambucana Bell Puã e do show da artista paraibana Luana Flores, a partir das 20h, na Praça do Skate.

Bell Puã é Isabella Puente de Andrade, historiadora e poeta, nascida entre o mangue e o sol do Recife. Vencedora do Campeonato Nacional de Poesia Falada - SLAM BR 2017, representante do Brasil na Poetry Slam World Cup 2018, em Paris, e convidada da FLIP 2018. É autora dos livros "É que dei o perdido na razão" (Castanha Mecânica, 2018) e "Lutar é crime" Letramento, 2019). Os coletivos que acolhem suas escrevivências são o SLAM das Minas PE e, como militante, o Coletivo Afronte. O recital traz influências da cultura do rap e do repente e diversas referencias da literatura. A mescla entre a cultura do SLAM e a do Nordeste culminam numa forma potente de disseminar a poesia falada.


Luana Flores é beatmaker, dj, percussionista, cantora e compositora e vem se destacando na cena musical por desenvolver um trabalho apresentando temáticas como gênero, sexualidade e território. A paraibana é uma das fundadoras do grupo Coco das Manas (coco feminista paraibano), que nasceu em 2016, e que serviu de pontapé em sua pesquisa sobre a fusão entre o eletrônico e os ritmos da cultura popular nordestina. Em 2019, foi a única nordestina na lista das 20 mulheres beatmakers do país, pelo site bocadaforte, e participou da residência artística da RedBull Music Pulso, em São Paulo, no time de Jéssica Caitano. Em 2020, Luana foi considerada a "batida renovada" pela revista SESC SP (edição 2020), figurou na lista de mulheres beatmakers da revista Rolling Stone e foi vencedora do PITCH da SIM São Paulo + Fluve e finalista do III Festival de Música da Paraíba. Em 2021 foi a vencedora do prêmio SIM SP na categoria Novo Talento e acaba de lançar seu primeiro disco "Nordeste Futurista", nome dado também ao conceito da sua estética sonora e visual misturando eletrônico com ritmos da cultura popular nordestina.

Dia 29, sexta, as 20h, na Praça do Skate , Sousa-PB.

Fonte: Da Redação

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis