ASecretaria de Educação da Paraíba está empenhada em promover um diálogo aberto e participativo com a comunidade escolar. Com esse objetivo, convoca estudantes, professores e gestores a participarem da consulta pública online sobre a reestruturação da política nacional de Ensino Médio. A consulta pública, que é realizada pelo Ministério da Educação, estará aberta até o dia 6 de julho nos links bit.ly/consultapublicaonlinemec-web (para computador) e bit.ly/consultapublicaonlinemec (para celular), ou através de código QR ou link disponibilizado pelas escolas. Na Paraíba, o índice de participação na consulta já soma 87%.
Iniciada no dia 15 de junho, a consulta visa proporcionar a oportunidade para que todos os envolvidos na educação possam expressar suas opiniões, contribuir com sugestões e ideias, enriquecendo o processo de discussão e tomada de decisões. A participação ativa da comunidade escolar é fundamental para o aprimoramento das políticas educacionais e para a construção de um Ensino Médio ainda mais relevante e alinhado às necessidades dos estudantes paraibanos.
A SEE-PB incentiva a participação de todos. A plataforma é intuitiva e de fácil utilização, garantindo que as opiniões e sugestões sejam registradas de forma simples e rápida. Para facilitar o acesso à consulta, o MEC vem explorando recursos de comunicação para acelerar a coleta de dados. A pesquisa está sendo feita por meio de uma startup especializada na metodologia e que usa um chatbot do WhatsApp, o Pesquizap. Com esta ferramenta interativa, os participantes podem responder às questões da consulta em até 5 minutos.
"A participação na consulta pública é rápida, porém muito importante, por ser um espaço de escuta qualificada, em que as vozes de estudantes, professores e gestores escolares serão ouvidas e consideradas na definição de políticas educacionais que impactarão diretamente o Ensino Médio no país. As contribuições recebidas serão analisadas e servirão de base para o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer e aprimorar o sistema educacional", explica a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.
A divulgação da consulta tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio do secretário Roberto Souza, e dos demais 26 secretários de estado da educação. Além da consulta pública, o Governo Federal está promovendo uma série de ações de reavaliação do Ensino Médio, incluindo audiências públicas, seminários com especialistas e reuniões junto a diversas entidades. A pesquisa é uma mais uma etapa da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio, instituída pela Portaria nº 399/2023.
Fonte: Da Redação com Ascom