Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Diversidade

I Seminário "20 Anos da Lei 10.639" promovido pela Secretaria de Gênero e Etnia em homenagem ao Novembro Negro

Foto: Ascom
Foto: Ascom

Neste dia 4 de novembro, em celebração ao Novembro Negro, a Secretaria de Gênero e Etnia, em colaboração com a Secretaria de Formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (SINTEP-PB), promoverá o I Seminário com o tema "20 Anos da Lei 10.639 - Educação, Democracia e Justiça Social". O evento está programado para iniciar às 8:30 e ocorrerá na sede do SINTEP-PB, além de ser transmitido ao vivo no canal do YouTube da entidade.


Este seminário é uma iniciativa significativa para refletir sobre a importância da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do país. Ao longo de duas décadas, a lei tem desempenhado um papel fundamental na promoção da diversidade e no combate ao racismo estrutural na educação brasileira.


Os expositores do evento são renomados professores e especialistas na área, comprometidos com a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária. São eles:

Waldeci Chagas: Professor e pesquisador na área de História e Cultura Afro-Brasileira, com vasta experiência em estudos sobre a diáspora africana e suas influências na sociedade brasileira.

Sandra Regina: Educadora e ativista na promoção da igualdade racial, com foco em políticas educacionais voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira e africana.

Carlos Furtado: Especialista em Educação e Diversidade, com uma longa trajetória na formação de professores e na implementação da Lei 10.639 nas escolas.

Laurecy Penaforte: Professora e pesquisadora na área de Literatura Afro-Brasileira, com contribuições significativas para a compreensão da literatura negra no Brasil.

Antônio Arruda, Coordenador do SINTEP/PB, Tião Santos, presidente da CUT/PB e Lourdes Teixeira, membro da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e participação das regionais do SINTEP/PB representando a regional sertão a combativa militante professora Fátima a incansável guerreira das lutas sindicais e da educação participativa em nossa região.


Para participar do seminário, os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no link divulgado nos stories e na bio do SINTEP-PB. O evento é aberto ao público e oferecerá certificados de participação, o que o torna uma oportunidade valiosa para educadores, estudantes, e demais interessados aprofundarem seu conhecimento sobre a temática racial na educação.

O I Seminário "20 Anos da Lei 10.639" representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o reconhecimento da contribuição afro-brasileira para nossa cultura e história é valorizado e integrado ao currículo escolar. A celebração do Novembro Negro encontra, nesse evento, um momento significativo de reflexão e aprendizado sobre as lutas e conquistas da comunidade afrodescendente no Brasil.


Fonte: Da Redação do Blog

Comentários
Maior aquário cilíndrico do mundo com mais de 1.500 peixes estoura na Alemanha

AÇÃO CONJUNTA

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinou, nesta quarta-feira (4), a adesão ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais. Coordenado

Leia estas Notícias

Imagem da notícia Desigualdade salarial

Desigualdade salarial

A diferença salarial entre homens e mulheres cresceu desde o começo do ano – e agora, as mulheres recebem em média 20,7% a menos que os homens...

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis