Paraíba (PB), 13/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba prendeu, durante fiscalizações realizadas durante o último final de semana, dois indivíduos flagrados conduzindo veículos com a capacidade psicomotora alterada devido à influência de álcool. Também foi flagrado um crime contra a ordem tributária, que causa prejuízos aos cofres públicos, desta vez aconteceu na tarde da sexta-feira (10), onde carga de telhas estava sendo transportada sem a documentação necessária para realizar o transporte.
A primeira ocorrência criminal se deu no município do Conde, no sábado (11), por volta das 15h, na BR 101, km 93, quando equipe da PRF recebeu uma denúncia anônima de que um veículo Fiat Palio havia se envolvido em um acidente com uma motocicleta, resultando em duas pessoas feridas, e evadiu-se do local. Rapidamente, policiais realizaram deslocamento para identificar o automóvel, sendo localizado, imobilizado e danificado próximo ao km 96. Durante a abordagem, o condutor do carro, um homem de 59 anos, estava visivelmente alcoolizado. Foi realizado teste do etilômetro (bafômetro), sendo constatado o teor de 0.91 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação válida. Diante dos fatos evidenciados, ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária de Alhandra, onde poderá responder por embriaguez ao volante, dirigir sem CNH, deixar de prestar socorro a vítima de acidente de trânsito e fuga do local do acidente.
Já em João Pessoa, na madrugada do domingo (12), por volta das 00h, na BR 230, km 17, equipe policial visualizou uma motocicleta Honda NXR 160 Bros e deu ordem de parada a fim de realizar fiscalização. O condutor não respeitou a solicitação e empreendeu fuga em alta velocidade. Prontamente, os agentes da PRF realizaram acompanhamento tático por cerca de um quilômetro, até a momento em que a motocicleta entrou em uma rua vicinal a rodovia, perdeu o controle e caiu. Ao se aproximarem do condutor, um homem de 42 anos, foi verificado que ele estava com os olhos vermelhos, fala arrastada e forte odor etílico. Foi realizado teste do etilômetro (bafômetro) que constatou o teor de 0.99 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Sendo assim, ele foi detido e conduzido para Central de Polícia em João Pessoa, onde poderá responder criminalmente por embriaguez ao volante.
Além das ocorrências de embriaguez ao volante, a PRF flagrou um crime de ordem tributária. Aconteceu no município de São Mamede, no final da tarde da sexta-feira (10), às 17h, na BR 230, km 310, quando foi dada ordem de parada a um caminhão Mercedes Benz 1938. Durante a abordagem, foi identificado que o veículo transportava uma carga de telhas coloniais do tipo dois. Foi solicitada a nota fiscal da carga, porém o condutor, um homem de 33 anos, não possuía. Ele relatou ter pegado a mercadoria no município de Parelhas/PB. Diante dos fatos, foi constatado o transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. A ocorrência foi encaminhada para SEFAZ/PB para darem prosseguimento aos procedimentos cabíveis.
Fonte: Da Redação PRF