Todo mundo está cansado de saber que a redução da ingestão de cloreto de sódio, o sal comum, faz parte das medidas para controle da pressão arterial. O excesso de sódio no sangue retém líquidos e faz uma série de alterações nos rins e vasos que resultam no aumento da pressão.
Mas você sabia que não deve retirar por completo o sal da dieta?
O sal é composto em sua maior parte por sódio, um dos minerais mais importantes do organismo. O sódio tem diversas funções essenciais no corpo humano. Participa do controle da quantidade de água corpórea, do equilíbrio do açúcar no sangue e faz parte de reações importantes do funcionamento dos músculos, cérebro e coração.
Por isso que a recomendação é reduzir a ingesta de sal, mas não retirar por completo o sal da dieta. Mas você sabe qual a quantidade de sal considerada saudável?
De uma forma geral, é recomendado a ingesta de 2 g de sódio ao dia (o equivalente a 5g de sal ou 5 colherinhas de chá rasas). O brasileiro em média consome aproximadamente 3,5-5,5g de sódio por dia (9 a 12g de sal comum). Praticamente o dobro!
E o que podemos fazer para melhorar esses números?
- Prefira alimentos frescos, preparados em casa, com temperos caseiros, mas também se acostume em olhar os rótulos. Preste atenção na descrição da quantidade de sal e conservantes e opte por aqueles que descrevem a menor quantidade possível de componentes processados.
- Retire o saleiro da mesa e evite despejar o sal sem nem ter experimentado a refeição. Outra coisa que ajuda muito é o momento do tempero dos alimentos. Priorize os temperos naturais, abuse de ervas variadas frescas como salsinha, coentro (para quem gosta), sálvia, manjericão ou mesmo as ervas secas (como orégano e louro), utilize alho e cebola e especiarias como pimenta, páprica, açafrão, colorau e lembre-se do limão.
- Molho de soja, procure usar aquele com menor quantidade de sódio. Mais uma veja, olhe os rótulos. E se preferir, diluir 3 medidas de shoyu e 1 medida de água, reduz a quantidade de sódio, sem mudar tanto o sabor.
Fonte: Da Redação com Brasil 61