O município de Aparecida, localizado na Paraíba, teve seu trabalho exitoso no combate à Leishmaniose escolhido para ser apresentado na 1ª Mostra Saúde com Agente. O evento, realizado no Centro de Convenções em Brasília no último dia 12 de dezembro, reuniu experiências bem-sucedidas de integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, destacando o papel fundamental dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.
A apresentação do projeto, que aborda a Prevenção e Controle da Leishmaniose em Aparecida, contou com a participação da Secretária de Saúde, Narjara Cristina, a Coordenadora da Atenção Básica, Marília Moreira, o Médico Veterinário Dr. Dilermando Dantas, Péricles da décima gerência regional de saúde, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) Fabio Lacerda e Djanira Gomes, e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Jéssica, da Estratégia de Saúde da Família (PSF IV).
O Programa Saúde com Agente, instituído pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visa reconhecer e divulgar práticas bem-sucedidas na área da saúde, promovendo a integração entre diferentes setores.
O projeto de Aparecida relata a experiência enfrentada pelo município diante da Leishmaniose Visceral Humana e Animal, destacando estratégias adotadas para a prevenção e controle da doença. A apresentação na 1ª Mostra Saúde com Agente representa o reconhecimento do êxito das ações implementadas e fortalece o compromisso do município com a promoção da saúde.
Segundo a Secretária de Saúde Narjara Cristina, o objetivo da mostra é estimular, fortalecer e divulgar ações desenvolvidas com sucesso nos territórios, reforçando a importância do intercâmbio de experiências para a melhoria contínua dos serviços de saúde. O destaque de Aparecida na mostra é um testemunho do empenho da equipe e da eficácia das iniciativas no enfrentamento da Leishmaniose.
Fonte: Da Redação do Blog