Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

cinema

CCBNB de Sousa lança curta documentário "JACU": Retrato do Cangaço e do Patrimônio Histórico

Filme de Ramon Batista revela a história do cangaceiro Chico Pereira e busca alertar sobre a preservação do casarão onde viveu, em Nazarezinho

Foto: No próximo dia 07 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa será palco do lançamento do curta documentário "Jacu"
Foto: No próximo dia 07 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa será palco do lançamento do curta documentário "Jacu"

No próximo dia 07 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa será palco do lançamento do curta documentário "Jacu". Dirigido por Ramon Batista, o filme aborda a vida do cangaceiro Chico Pereira, um dos personagens mais marcantes do cangaço na Paraíba. Além de resgatar a história do cangaceiro, o documentário também lança um alerta sobre o estado atual do casarão em Nazarezinho, local onde Chico Pereira viveu.

Chico Pereira:

Chico Pereira, o cangaceiro protagonista do documentário, entrou para o cangaço em 1920. O terreiro de sua casa em Nazarezinho foi o local de reunião de seu bando, juntamente com o bando de Lampião, para planejar o ataque à cidade de Sousa, que ocorreu em 27 de julho de 1924. A narrativa de "Jacu" mergulha na vida desse personagem intrigante e revela detalhes de sua trajetória no cangaço.


Alerta para a Preservação:

O filme não se limita a retratar a história do cangaceiro, mas também serve como um grito de alerta para a situação atual do casarão em Nazarezinho, onde Chico Pereira residiu. Ramon Batista, o realizador do curta, destaca a importância da produção como um apelo pela restauração do casarão que corre o risco de desabamento.

Origens e Produção:

Ramon Batista, natural de Nazarezinho, revelou que a ideia de realizar o curta surgiu após visitar o casarão em maio passado, acompanhado pelo fotógrafo Carlos Rolim. A produção foi realizada com agilidade, com gravações em dois dias no mês de junho, buscando captar diferentes nuances de luz. O cineasta atuou como diretor, fotógrafo e contou com a colaboração de Bruno Nogueira como assistente de direção, além de Danilo Valêncio e Mayara Valentim no som direto. A trilha sonora ficou a cargo do músico e fotógrafo Carlos Rolim, com produção da Caiçara Filmes.

"Jacu" é o segundo filme sobre o cangaço realizado por Ramon Batista, que se declara apaixonado pelo tema desde a infância, ouvindo histórias de seus avós. Além da produção cinematográfica, Ramon é um colecionador de objetos originais da época do cangaço, contando com um acervo de mais de 200 peças, incluindo facas, cabaças, oratórios de madeira e moedas, adquiridos por doação de amigos.

O lançamento do curta documentário "Jacu" ocorrerá no Teatro Multifuncional do CCBNB de Sousa, no dia 07 de fevereiro, às 18h30, com entrada gratuita e classificação livre.


Fonte: Da Redação do Blog

Comentários
Maior aquário cilíndrico do mundo com mais de 1.500 peixes estoura na Alemanha

BRASIL NO FESTIVAL DE VENEZA

Na noite deste domingo (1º) no Festival de Veneza, o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, fez sua estreia mundial e emocionou o...

Leia estas Notícias

Imagem da notícia Desigualdade salarial

Desigualdade salarial

A diferença salarial entre homens e mulheres cresceu desde o começo do ano – e agora, as mulheres recebem em média 20,7% a menos que os homens...

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis