Neste sábado, 24/02, a Secretaria Municipal de Saúde de Sousa estará promovendo o Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e conscientização sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.
Durante o Dia D, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão presentes em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, realizando atividades educativas junto à população que comparecer para se vacinar e também orientando sobre a eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti no entorno dos serviços de saúde.
De acordo com informações fornecidas pela secretária de Saúde, Amanda Silveira, dedicar apenas 10 minutos por semana para verificar e eliminar criadouros do mosquito pode ter um impacto significativo na redução da proliferação dessas doenças. Ações simples, como verificar vasos de plantas, caixas d'água e recipientes abandonados, podem fazer a diferença na proteção da saúde não apenas da própria família, mas de toda a comunidade.
"A participação ativa dos cidadãos é fundamental no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e essa ação da Secretaria de Saúde de Sousa destaca isso de maneira clara e acessível. Esperamos que essa iniciativa motive um amplo engajamento da população e contribua para a redução dos casos dessas doenças", destacou a secretária.
Dados Epidemiológicos 2024:
Total de Casos Prováveis de Arboviroses: 1.414
Dos registros totais, há oito casos em sistema com sinais de alarme e gravidade. Os pacientes são residentes de: João Pessoa (03), Cabaceiras (01), Camalaú (01), Conde (01), Guarabira (01) e Pombal (01).
Total de Casos Prováveis de Dengue: 1.250
Total de Casos Prováveis de Chikungunya: 152
Total de Casos Prováveis de Zika: 12
Óbitos 2024:
- 01 confirmado:
Local: Camalaú
Paciente: 24 anos, sexo feminino
Sinais e sintomas: febre, cefaleia, vômito, náuseas, artrite, artralgia, dor abdominal, taquicardia, derrame pleural, icterícia
Resultado: IGM + Dengue.
- 01 Investigação para Dengue:
Local: Conde
Paciente: 42 anos, sexo feminino.
- 01 Investigação para Chikungunya:
Local: Sapé
- Paciente: 57 anos, sexo masculino.
Dados Entomológicos:
No 1º Levantamento, todos os 223 municípios realizaram o levantamento. De acordo com os resultados:
- 166 municípios (74,4%) encontram-se em situação de alerta ou risco.
- 57 municípios (25,6%) estão em situação satisfatória.
Dados válidos até 23/02/2024, sujeitos a alterações.
Fonte: Da Redação do Blog