Nesta sexta-feira, 26 de abril, foi estabelecida a Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos. A reunião, realizada na Câmara Municipal de Sousa, contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade.
Estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo de Sousa, Carlos Henrique Abrantes Marques (Novinho de Carlão), além dos vereadores Diógenes Ferreira, Assis Estrela, Dênis Formiga, Roberto Freire, Luciano Ferreira Júnior (Juninho de Zilda), Alyson Alves (Pipoca), Lana Dantas e Alan George Mendes (Alan de Bastos). A comissão também incluiu Rogério Paganelli, diretor do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (DPIVAS); Alexandre Morais, irrigante do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (PIVAS); Gustavo Formiga, agropecuarista; e Francisco José Bernadino (Dr. Pila).
Durante o encontro, os participantes discutiram a importância da criação da Comissão para lidar com os impactos das cheias do Rio Piranhas, especialmente após a abertura das comportas do açude Engenheiro Ávidos. A necessidade de cobrar soluções do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e do Ministério do Desenvolvimento Regional foi ressaltada, assim como a conclusão das obras de revitalização do manancial.
Os membros da Comissão concordaram em realizar um levantamento para identificar os responsáveis pelos danos causados pelas inundações, visando medidas legais para responsabilização. Além disso, debateram sobre ações para auxiliar os agricultores afetados, como concessão de empréstimos, subsídios e implementação de benefícios sociais.
Ficou acordado que os membros da Comissão farão visitas a locais afetados para compreender melhor a extensão dos danos. Na próxima sessão ordinária, será formalizada a criação da Comissão de Monitoramento de Danos e Alagamentos do Perímetro Irrigado de Sousa, Várzeas de Sousa e Ribeirinhos por meio de requerimento, seguindo os trâmites legais e regimentais.
Da Redação do Blog