A vereadora Socorro Antunes apresentou um projeto de lei que instituir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Sousa, estado da Paraíba. Antunes destaca a importância deste programa nas escolas, especialmente por ser conduzido por policiais treinados que trazem a vivência do combate ao uso de drogas.
O PROERD é um curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram aos estudantes como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
Considerado o maior programa educacional de prevenção às drogas e à violência, o PROERD deverá ser implementado em todas as turmas do quinto e sétimo ano das escolas públicas municipais de Sousa, conforme o projeto da vereadora. "Drogas e violência são temas que preocupam pais, filhos e educadores. Por isso, a relevância de um programa como o PROERD, que deve ser uma prioridade em nosso município", afirma Socorro Antunes.
O projeto que teve aprovação por unanimidade dos vereadores segue agora para sanção do prefeito municipal Fábio Tyrone.
O PROERD, criado em 1992 no Rio de Janeiro e com modelo original dos Estados Unidos, desenvolvido desde 1983, já é implementado em mais de 58 países. Seu lema, "Manter Nossas Crianças Longe das Drogas", reflete o objetivo de alcançar estudantes do quinto e sétimo ano do ensino fundamental das redes pública e particular, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável.
Da Redação do Blog