Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

cinema

Curta Catolé anuncia os filmes selecionados para sua primeira edição

As exibições, todas gratuitas, serão realizadas no Centro Cultural Geraldo Vandré, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível para a comunidade catoleense.

Imagem de destaque da notícia

O sertão paraibano ganha uma nova vitrine para o audiovisual com o lançamento do Curta Catolé, que acontecerá de 1 a 4 de agosto de 2024, em Catolé do Rocha, cidade localizada no alto sertão paraibano. O evento promete enriquecer a cultura local com uma programação diversificada, incluindo mostras de filmes, atrações culturais, homenagens e encontros entre realizadores do audiovisual da Paraíba.

As exibições, todas gratuitas, serão realizadas no Centro Cultural Geraldo Vandré, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível para a comunidade catoleense.

O 1º Curta Catolé surge da inquietação de jovens realizadores locais que desejam promover e fomentar a produção audiovisual em Catolé do Rocha e região, no intuito incentivar a criação de conteúdo audiovisual local, dando oportunidade para talentos emergentes e criando um ambiente propício para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no município.

A identidade visual do evento é inspirada em uma característica local de destaque: Catolé do Rocha abriga o maior complexo de sítios arqueológicos com gravuras de arte rupestre da Paraíba e um dos maiores do Brasil. As figuras e grafismos encontrados nas pedras da região estampam a marca do festival.

Cineasta Pedro Nunes será homenageado nesta edição

A primeira edição do Curta Catolé homenageará o cineasta catoleense Pedro Nunes, um dos precursores do "Ciclo de Super 8" paraibano. Com seu curta "Gadanho" (1979), co-dirigido com João de Lima, marcou a retomada da produção cinematográfica na Paraíba. Três anos depois, Pedro Nunes lançou "Closes", filme inovador que aborda questões de afeto, sexualidade e preconceito, censurado pelo regime civil-militar. Com uma prolífica produção tanto no audiovisual quanto na literatura, Pedro Nunes segue como referência viva do cinema paraibano e do jornalismo, áreas marcantes de sua atuação como professor.

Em contexto mais recente a cidade continua sendo um importante polo de produção, com cineastas como Kakito Andrade, que dirigiu o média-metragem "Coral" e o documentário de longa-metragem "Em nome do pai". Os irmãos Vinícius e Bonerges Guedes lançaram vários curtas-metragens, como a trilogia "No Rastro da Espoleta" e "O Tesouro de Cavendish". Luciana França e Sinésio Bina dirigiram o curta documental "Vozes Áureas". Ed Junior, dirigiu "Praça de Guerra" (2015) e "Ladário" (2023).

O Curta Catolé tem financiamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Edital de Fomento às Mostras e Festivais de Audiovisual na PB. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Agência Referência Comunicação, Universidade Estadual da Paraíba e apoio cultural da Mistika, Sesc-PB e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Confira os filmes selecionados:

  • Alvará, de Fernando Abreu (Serra da Raiz)
  • Cercas, de Ismael Moura (Cuité)
  • Ceú, de Valtyennya Pires (Santa Luzia)
  • Era uma Noite de São João, de Bruna Velden (João Pessoa)
  • Nem Todas as Manhãs São Iguais, de Fabi Melo (Campina Grande)
  • O Pato, de Antônio Galdino (Alagoa Grande)
  • Pantera dos Olhos Ardentes, de Cristall Hannah e Ingson Vasconcelos (João Pessoa)
  • Pulmão de Pedra, de Torquato Joel (João Pessoa)
  • Variz, de Karuá Tapuia-Tarairiú (Patos e São Mamede)

Para mais informações, você pode conferir na página do Curta Catolé no Instagram.

catolé do rocha, filmes, paraíba
Programação do Curta Catolé. Foto: divulgação

Fonte: Da Redação com clickpb

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis