O último final de semana foi marcante para a cidade de São Francisco, que pela primeira vez recebeu um festival de cinema, o Aracati Fest Cine. Realizado na Praça Dulcineia Elias Ramos, o evento proporcionou aos moradores uma rica programação cultural, com exibições gratuitas de filmes e apresentações musicais ao ar livre, transformando as noites da cidade em uma celebração de arte e cultura.
O coordenador do festival Sérgio Silveira (Ensilveirado Cine), coordenou o trabalho de curadoria que apresentou uma seleção diversificada de filmes vindos de vários estados brasileiros, destacando obras como Diafragma, do diretor Robson Cavalcante, e Nós Duas, dos diretores Leandro Alves e Wéllima Kelly. Esses filmes integraram as quatro mostras do festival: Mostra Brasil(com curadoria de Lucio Vilar), Mostra Sertão(Curadoria de Deleon Souto), Mostra Infantil(curadoria de Nathan Cirino) e Mostra Nordeste(Curadoria de Bertrand Lira), oferecendo ao público uma ampla gama de produções que refletiram diferentes realidades e narrativas.
Além das exibições, o Aracati Fest Cine trouxe uma programação educativa de peso. O renomado diretor Kennel Rógis, de Coremas-PB, conduziu a oficina Cinemando que trouxe uma formação inédita aos alunos da rede pública francisquense sobre cinema. Palestras com o produtor Elvis Pinheiro, de Juazeiro do Norte-CE, e mais uma oficina sobre cinema 3D com Adilson Barros, de Campina Grande-PB, também foram destaques, proporcionando formação e troca de experiências para a juventuda da Cidade das Águas.
Diretores de destaque como Vitor Daniel Cartaxo, J. França, Ramon Batista, Laércio Ferreira, Maria Tereza Azevedo e Nathan Cirino, este último representando os curadores das mostras, marcaram presença, consolidando o festival como um ponto de encontro para profissionais do cinema nordestino.
O ponto alto do evento foi a homenagem ao diretor Kennel Rógis, que recebeu a comenda das mãos do coordenador do festival Sérgio Silveira, em reconhecimento à sua significativa contribuição para o cinema paraibano e o fortalecimento da cultura na região.
Além de enriquecer o cenário cultural da cidade, o Aracati Fest Cine também fomentou a economia local, especialmente os bares e restaurantes, que viram um aumento significativo no movimento durante os dias do festival. Com a presença de visitantes e moradores nas atividades noturnas, o evento contribuiu para aquecer o comércio da cidade.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com operacionalização da Secretaria da Cultura da Paraíba, o Aracati Fest Cine é uma produção da Ensilveirado Cine e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco.
O Aracati Fest Cine encerrou suas atividades com sucesso, deixando uma marca na história de São Francisco e prometendo se tornar uma tradição cultural anual na cidade.
Fonte: Da Redação do blog com Ascom