As previsões precisaram ser deixadas de lado mesmo antes da largada. A chuva forte que caiu em Monte Carlo pouco antes do GP de Mônaco bagunçou qualquer estratégia das equipes para a prova. Ao se adaptar melhor às condições, Sergio Pérez, da RBR, saltou para a liderança e garantiu a vitória no Principado em uma prova definida pelo limite de tempo do evento. Carlos Sainz, da Ferrari, terminou em segundo lugar, enquanto Max Verstappen, também da RBR e líder do campeonato, completou o pódio.
A corrida, que atrasou em mais de uma hora por conta da chuva, também foi interrompida devido a um acidente feio de Mick Schumacher na volta 30. A prova foi paralisada mais uma vez, impedindo que a corrida fosse resolvida no número de voltas. Por regulamento, há um limite de 3 horas para cada GP - no fim, foram 64 voltas no total das 77 previstas.
A vitória de Pérez, a terceira do mexicano na categoria e a primeira da temporada, também ajuda seu companheiro de RBR, Max Verstappen. Em terceiro e à frente de Leclerc, o atual campeão amplia sua vantagem na ponta. O piloto monegasco, aliás, acabou com o maior prejuízo dentro de casa. Pole, foi prejudicado pela estratégia de parada da Ferrari e com o acidente de Schumacher. O quarto lugar o mantém na vice-liderança da competição e o complica na luta pelo título.
Sergio Perez em ação no GP de Mônaco — Foto: Getty Images
F1 — Foto: F1
Os três primeiros
Sergio Pérez, RBR
"É um sonho realizado. É um grande dia para mim e para o meu país".
Carlos Sainz, Ferrari:
"Acho que fizemos tudo o que tínhamos que fazer? você pode entender a frustração. Não vou reclamar muito. Checo fez uma grande corrida".
Max Verstappen, RBR
"Resultado maravilhoso do Checo, estou muito feliz por ele. Podemos ficar muito satisfeitos com esse fim de semana".A corrida
A chuva começou a cair em Mônaco pouco antes da largada. Foi a senha para que tudo mudasse. O procedimento de largada foi alterado, e a saída dos carros para a volta de apresentação, com a presença do safety car, só se deu 16 minutos após o previsto. Ao cair uma chuva ainda mais pesada durante o tempo de atraso, a direção de prova determinou que todos largassem com pneus pesados. Pouco adiantou. A chuva aumentou ainda mais durante a apresentação, e, sob bandeira vermelha, todos foram para o boxe.
Charles Leclerc se manteve na dianteira no início da prova — Foto: Getty Images
A indefinição seguiu por um bom tempo. Às 10h55, apareceu o aviso de que a prova seria retomada em dez minutos. Dessa vez para valer. Mas, ainda com o safety car, na primeira volta, o primeiro incidente. Latifi bateu na curva Loews, mas conseguiu voltar para o traçado. Stroll também riscou no guard rail, furando o pneu. Os dois logo foram para os boxes.
O safety car, enfim, deixou a prova, e os pilotos fizeram a largada para valer. Mas, com a pista ainda molhada, os tempos ainda permaneceram lentos. Na parte da frente, naquele momento, nenhuma mudança. Aos poucos, com o secar da pista, pilotos da zona do meio, como Vettel, foram aos boxes para colocar pneus intermediários. Àquela altura, na volta 14, o grande destaque era Gasly. Um dos primeiros a trocar os pneus, era um dos mais rápidos e acumulou ultrapassagens para subir na classificação.
Leclerc, na dianteira, também fazia sua parte. Mais rápido a cada volta, aumentou sua diferença para Sainz para cinco segundos. Na volta 17, Pérez foi o primeiro a ir para os boxes para trocar os pneus. A manobra deu certo, e ele retornou à pista em quinto lugar, perdendo apenas duas posições.
Leclerc e Verstappen tomaram o mesmo caminho e foram para os boxes. Sainz, então, saltou para a ponta. Lá atrás, a briga da vez era entre Hamilton e Ocon. O heptacampeão pressionou o rival em busca da oitava colocação. Foi quando a estratégia da Ferrari para Leclerc se mostrou duvidosa. O piloto da casa voltou ao box, juntamente com Sainz, para colocar pneus duros. Naquele momento, Pérez foi quem assumiu a liderança.
Uma batida feia de Mick Schumacher no S da piscina causou a bandeira amarela e safety car na pista. O piloto da Haas acabou se chocando no guard rail, com a traseira se desgrudando do carro. Ele, porém, saiu sem ferimentos. Mesmo assim, abandeira amarela logo passou para vermelha na volta 30.
Mick Schumacher deixa o carro após o acidente — Foto: Reuters
Com a estratégia totalmente prejudicada, Leclerc deixou a pista furioso. A espera para o retorno da prova foi longa. Depois de duas voltas com o safety car, a prova recomeçou na 32ª volta, a pouco mais de 40 minutos para o limite de tempo de 3 horas de evento. A partir daí, a corrida acalmou. Sem chuva e com poucas possibilidades de ultrapassagem, Pérez se manteve na dianteira.
Na reta final, porém, Sainz pressionou. O piloto espanhol percebeu o desgaste do pneu de Pérez e foi para cima do rival da RBR. A distância no pelotão da frente diminuiu, e os quatro primeiros ficaram enfileirados. Chegaram a pegar tráfego de retardatários, mas, no fim, tiveram caminho livre para a briga. Pérez, porém, se manteve tranquilo. Sem muitos problemas, segurou no braço para garantir sua primeira vitória em 2022.
Da Redação com GE