As horas prévias à final da Copa América 2024, entre Argentina e Colômbia, neste domingo (14), originalmente às 21h (de Brasília), foram marcadas por muito caos e confusão nos arredores do Hard Rock Stadium, em Miami. A situação fez inclusive o início da partida ser adiado por 30 minutos por decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
As cenas lamentáveis começaram a acontecer logo que os portões foram abertos ao público, com muito empurra-empurra, gritaria, filas quilométricas. O calor fortíssimo de quase 40º C ajudou a deixar a situação ainda pior.
A polícia de Miami teve que entrar em ação e deteve diversos torcedores que tentaram forçar a entrada no estádio. A ESPN testemunhou dois fãs sendo algemados, um com a camisa de cada seleção, mas houve muitos outros episódios nos demais portões.
Também houve tentativa de roubo de credenciais de imprensa, de forma a tentar ingressar na arena com os documentos dos jornalistas.
Com isso, a organização optou por fechar os portões de acesso por aproximadamente 40 minutos, de forma a tentar controlar a situação.
Reforço policial também foi chamado, com agentes ingressando no Hard Rock Stadium para reforçar as medidas de segurança.
Após os ânimos se acalmarem, os portões voltaram a ser abertos por volta das 19h (de Brasília), com os torcedores voltando a tentar entrar para a partida.
No entanto, uma nova confusão, com tentativas de invasão e pulos sobre as grades, fizeram os organizadores fecharem as portas mais uma vez.
A ESPN testemunhou cenas lamentáveis, como pessoas desmaiando, crianças chorando e mulheres precisando de atendimento médico. Muitos torcedores também ficaram ensanguentados e precisaram ser socorridos devido à correria e ao empurra-empurra.