Um termômetro instalado no Centro de Patos marcou 44° de temperatura. O registro foi compartilhado nas redes sociais e serve para ligar o alerta sobre a alta das temperaturas em todo o estado, que deve registrar ainda mais calor nos próximos três meses.
Ao ClickPB, a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) explicou que o tipo de termômetro usado em praças, ruas e avenidas não é o mais indicado para se aferir a temperatura. Segundo ela, sensor desses equipamentos ficam expostos diretamente a exposição solar, o que pode mostrar um resultado diferente do que o realmente verificado.
"Esses termômetros não são oficiais. Patos, ontem, registrou uma temperatura máxima de 38,5°. O sensor desse termômetro de rua é expostos diretamente a exposição solar", explicou Marle ao ClickPB.
Para os próximos meses, Marle Bandeira argumentou que a expectativa é de que a Paraíba registre temperaturas acima das médias históricas entre novembro e janeiro. Sobre chuvas, ela falou que há possibilidade de eventos isolados e ocasionais no Sertão, Alto Sertão e Litoral.
"Para o verão o Sertão e Alto Sertão podem ter máximas de 38°. No Cariri/Curimataú deve ficar em 35°, no Brejo em 30° e no Litoral 33°. Pode ser que em um dia e outro essa média seja ultrapassada", falou Marle ao ClickPB.
Fonte: Da Redação com clickpb