Sousa - Na manhã de hoje (30), agentes comunitários de saúde (ACS) de Sousa reuniram-se na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Centro, para debater estratégias de reorganização e definir ações que melhorem o desempenho e a efetividade do trabalho da categoria. O encontro contou com uma comissão formada por representantes de diversas áreas de atuação, que traçaram planos para alcançar metas essenciais para o atendimento à população usuária do SUS.
Durante a reunião, um dos pontos centrais discutidos foi a importância da atualização dos cadastros das famílias atendidas, além da necessidade de novos cursos de aperfeiçoamento para os ACS, a fim de aprimorar suas habilidades e capacitação contínua. Os agentes também ressaltaram a urgência em melhorar a comunicação entre os órgãos de controle, a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as lideranças da categoria, destacando que a falta de comunicação efetiva pode prejudicar o atendimento e dificultar o acesso da população aos serviços de saúde.
Outro ponto alto da reunião foi a necessidade de uma união mais consistente entre a gestão e os ACS para articular a regulamentação de direitos ainda pendentes para a categoria. Esse diálogo entre profissionais e gestão visa garantir melhores condições de trabalho, mais reconhecimento e benefícios justos para os ACS, que desempenham papel essencial na atenção básica.
Ao final do encontro, ficou decidido que novas reuniões serão realizadas para dar continuidade às discussões e implementar novas ações que contribuam para o aprimoramento funcional dos ACS. Após o encerramento das atividades, os participantes foram agraciados com um lanche como forma de agradecimento pelo engajamento e compromisso com a categoria.
Fonte: Da Redação do Blog