O Inmetro divulgou a atualização de 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, incluindo mais de 1.200 modelos. Esta atualização é crucial devido às novas regras do Proconve L8, que exigem emissões mais baixas de poluentes.
A iniciativa visa aumentar a transparência para os consumidores sobre o consumo de combustível, incentivando a eficiência energética e a redução do impacto ambiental. Os veículos são classificados de A a E, com base em sua eficiência.
Entre os dez modelos automáticos flex mais econômicos, Toyota Corolla e Corolla Cross lideram com suas tecnologias híbridas.
"Os veículos avaliados são classificados em categorias que vão de A a E, conforme sua eficiência." concluiu o Inmetro.
Veículos elétricos são vantajosos em percursos urbanos curtos, onde o motor elétrico é usado com mais frequência, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. Em rodovias, o motor a combustão é mais utilizado.
O Inmetro utiliza testes padronizados que simulam diferentes condições de condução, medindo o consumo em MJ/km e km/l. Isso permite aos consumidores uma avaliação precisa do desempenho em áreas urbanas e rodovias.
A lista inclui o Toyota Corolla (1.8 híbrido flex, 1,21 MJ/km) e o Corolla Cross (1.8 híbrido flex, 1,29 MJ/km) como os mais econômicos. Outros modelos destacados são: Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Honda City, Hyundai HB20 e Fiat Pulse.
As novas normas do Proconve L8 impulsionam o mercado rumo a soluções mais sustentáveis, como motores híbridos e elétricos, representando um passo importante para a adequação a padrões globais de emissão e para consumidores mais conscientes.
*Reportagem produzida com auxílio de IA