Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cultura

A recusa do governo em socorrer a cultura dos efeitos da covid

Bolsonaro veta Lei Paulo Gustavo, que destina recursos para atividades da área. Para especialistas ouvidos pelo "Nexo", iniciativas do Congresso foram fundamentais para reduzir impacto da crise sanitária no setor

 Palhaço do Circo Raduan Em Apresentação On-Line Em Abril De 2020
Palhaço do Circo Raduan Em Apresentação On-Line Em Abril De 2020

A Lei Paulo Gustavo é importante neste momento? Por quê?


JUCA FERREIRA Desde o início da pandemia, quando começaram as restrições, a área cultural foi seriamente afetada, desde o carnaval até outros festejos, suspensos há praticamente dois anos. Artistas, técnicos, iluminador, produtores, pessoas que fazem a infraestrutura, o porteiro, o pipoqueiro, todos vivem um momento dificílimo. Muita gente passou fome. E a situação exige do poder público uma postura de apoio e colaboração com o setor, o que seria possível com a Lei Paulo Gustavo.

Vetar essa lei é parte de uma atitude hostil, agressiva e destrutiva do presidente Bolsonaro. Ele não consegue compreender a importância da cultura para a vida brasileira, para a economia, para a coesão social.

Os recursos que seriam aplicados com a lei são recursos da própria cultura, que estavam engavetados, perdidos nas burocracias. E que só podem ser aplicados na própria cultura. Apesar de a cultura ser o menor orçamento, ela vem tendo uma queda de atividades pela destruição e enfraquecimento das instituições desde o Temer [ex-presidente Michel Temer, vice que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff] para cá. Os recursos orçamentários ficaram perdidos.

A Lei Paulo Gustavo teve a sabedoria de detectar esse orçamento. Com ele, seria possível, até o primeiro semestre de 2023, ofertar possibilidade de atividades culturais no país inteiro através dos

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/04/06/A-recusa-do-governo-em-socorrer-a-cultura-dos-efeitos-da-covid?posicao-centro=1 Página 4 de 8

A recusa do governo em socorrer a cultura dos efeitos da covid | Nexo Jornal 07/04/2022 20:04

municípios e governos estaduais. Desde a Lei Aldir Blanc, a disponibilização dos recursos vem sendo através do Sistema Nacional de Cultura, que é uma estrutura complementar do complexo cultural. Semelhante ao sistema nacional de educação e saúde, mas com especificidades da cultura. E isso ajuda os governos municipais e estaduais a aprimorarem sua gestão. Muitos não tinham conselhos de cultura ou estruturas específicas.

Essa é uma contribuição lateral que a lei Aldir Blanc deu e que a Paulo Gustavo continuaria. Possibilita a retomada da cultura. Na medida em que a pandemia declinou as atividades, é preciso que os governos estimulem a retomada cultural. Vetar é um ato hostil contra a cultura brasileira e a arte.

Fonte: Da Redação com Nexo

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis