Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Lua

Espetáculo Cósmico: Sete Planetas Visíveis!

Alinhamento raro ilumina o céu noturno nesta sexta-feira.

Imagem de destaque da notícia

Na próxima sexta-feira, dia 28, prepare-se para um espetáculo raro: sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis a olho nu, um evento conhecido como desfile planetário. Embora alinhamentos de até três planetas sejam relativamente comuns, a visualização simultânea de sete é um evento astronômico singular.

Os sortudos que madrugarem poderão vislumbrar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, todos iluminados pelo Sol, proporcionando um visual único. A Lua nova, em sua fase crescente, também contribuirá para um céu mais escuro, facilitando a observação desses corpos celestes.

Para otimizar a experiência, alguns planetas como Marte, Júpiter e Vênus, estarão em posições mais altas no céu, dispensando o uso de equipamentos para observação. Já Mercúrio e Saturno, mais próximos do horizonte, podem exigir um pouco mais de esforço para serem avistados, já que a luz do crepúsculo pode dificultar sua visualização.

Para auxiliar na localização dos planetas, aplicativos como Stellarium e Star Walk 2 são recomendados.

"A proximidade com o horizonte, ainda durante o crepúsculo, deve dificultar a visualização de Saturno. A Lua em fino crescente ajudará a encontrá-lo, que estará logo à sua esquerda." esclareceu Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia e diretor técnico da Bramon.

Urano e Netuno, por serem mais distantes, demandam o uso de binóculos ou lunetas para uma melhor apreciação. No meio astronômico, o termo "alinhamento" pode ser impreciso, pois os planetas formam um arco no céu, seguindo o plano da eclíptica.

Este fenômeno é resultado do movimento de translação dos planetas ao redor do Sol. Mercúrio, por exemplo, completa sua órbita em 88 dias, enquanto Netuno leva 165 anos. Essas diferenças fazem com que, ocasionalmente, os planetas se encontrem do mesmo lado do Sol.

"Os planetas formam um arco no céu, já que orbitam no plano da eclíptica." explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

Embora outros desfiles planetários estejam previstos para o futuro, como o de 10 de agosto deste ano com seis planetas visíveis, um alinhamento com sete planetas como este só ocorrerá novamente em 19 de maio de 2161. Para uma experiência otimizada, escolha um local com horizonte desobstruído e céu limpo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis